segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pão de leite - Finalmente encontrei uma receita que me enche as medidas!

Há imenso tempo que venho a experimentar várias receitas de pão de leite e todos eles ficavam saborosos, mas nada fofinhos e ao outro dia, esfarelavam-se todos.
Ora com tanta busca por esta net fora, acidentalmente encontrei esta receita. Claro está que depois de ler e ver as fotos, não hesitei. Bota de meter a bimby a trabalhar. Ainda pensei fazer na MFP, mas demorava um bom bocado e estava com curiosidade a mais para esperar pelo resultado! :)


Para 12 bolinhas:
300ml de leite
25g de fermento padeiro fresco ou 5g do seco
1/4 cháv. óleo (usei o copo medida da MFP)
6 c. sopa de açúcar (colher medida da MFP)
1 ovo batido
1 c. sopa de manteiga
1 c. sobremesa de sal
600g de farinha de trigo T65 (a receita original diz 4 cháv que a mim deu mais ou menos 400g e achei que a massa estava muito líquida e juntei mais 200g de farinha)

Na Bimby:
No copo coloque o leite, o óleo, a manteiga, o açúcar, o sal e o fermento fresco esfarelado (se usar o seco, adicione juntamente com a farinha) - 2min/37º/vel.2
Junte o ovo - 15seg/vel.3
Adicione a farinha - 2min/vel. espiga.

Retire a massa para uma superfície bem enfarinhada, forme uma bola e deixe levedar por 1h ou até que dobre de volume, em local morno.
É uma massa muito mole que se cola com muita facilidade. Para se poder trabalhar, tem que ser bem enfarinhada.


Na MFP:
Desfaça o fermento fresco no leite morno e coloque na cuba (se usar o seco, adicione juntamente com a farinha). De seguida, junte os restantes ingredientes pela ordem indicada e seleccione o programa Dough.


Divida a massa e forme bolinhas (estas tinham aprox. 80g a 90g cada bolinha para não ficarem muito grandes). Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levar por mais 30min em local morno.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Pincele os pães com gema de ovo batida com leite e leve-os ao forno até dourarem. (no meu forno ao fim de 15min já estavam bons)
Retire do forno e deixe-os arrefecer sobre uma grelha.


Este marchou com uma fatia de fiambre! Adorei! Mesmo! Fiquei super fã! Ficam muito fofinhos e gostosos! Ideal para as festas da Piolhada! :D

Fonte da receita: Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário