segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pão Saloio, mas na forma!

Nos primeiros dias de uso da Bimby, e isto já lá vão 3 anos, era sempre a inventar e fazer coisas novas! Bastava ter um tempinho disponivel e lá ficava eu na cozinha! O meu pequeno mundo e aqueles momentos eram mágicos, porque não havia amarguras da vida que me apoquentassem naqueles momentos e confesso que comecei a gostar da sensação de estar "abandonada" na cozinha, pois fazia-me sentir bem, e melhor ainda quando aquilo que cozinhava ficava delicioso e poderia ver a satisfação da familia a devorar!
Para mim cozinhar, apesar de às vezes ser complicado pela falta de tempo (e agora até tenho  tempo demais...), faz com o meu cerebro não pense em mais nada. Funciona como um anti-stress, um anti-depressivo, pois faz com que eu só pense naquilo que estou a cozinhar e acaba por aliviar o que sinto no momento...

Já ando com saudades de comer um pãozinho caseiro ao pequeno-almoço e decidi repetir esta receita, pois este pão é maravilhoso. Como fica um pão grande, já o fatiei e parte dele será para congelar. Durante esta semana, tenho pãozinho bom logo pela manhã.



330g de água
20g de azeite
25g de fermento de padeiro fresco
540g de farinha T65
2c. chá de sal (uso a colher medida da MFP)

No copo coloque a água, o azeite e o fermento esfarelado - 2min/37º/vel.2
Junte 250g de farinha - 20seg/vel.6. Adicione a restante farinha e o sal - 2min/vel.espiga
Cubra a Bimby com um pano e deixe a massa levedar por 30min.
Retire a massa para uma forma forrada com papel vegetal e polvilhada com farinha e polvilhe a massa com um pouco de farinha. Coloque a forma no forno pre-aquecido nos 50º e deixe levedar por mais 30min. Findo este tempo, dê uns golpes na massa com uma faca afiada.
Leve de novo ao forno a 220º e borrife o pão com água. Passados 20min, desca a temperatura para 180º e coza por mais 15min.
Quando terminar, deixe o pão mais 5min com o forno fechado e desligado.
Retire da forma e deixe arrefecer numa grelha.


Fatie e delicie-se de umas fatias barradinhas com manteiga! :)

Fonte da receita: Aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário