domingo, 28 de julho de 2013

Delícia de chocolate

Como é que é possível eu já ter andado a vasculhar tanta receita de bolo de chocolate e nunca me ter cruzado com esta?! Já dei voltas e voltas ao Livro Base da Bimby e nunca me apercebi desta receita e há uns dias uma amiga pediu-me para eu lhe fazer a massa, porque a receita era do livro. Ora, eu lá fui ver a dita para lhe dar a lista dos ingredientes e fiquei tentada a experimentar!
E ainda bem que o fiz porque de facto este bolo é a verdadeira delícia e acompanhado com uma bola de gelado deve ficar... huuum, um verdadeiro pecado.
(aconselho vivamente a não comer este bolo quando se anda com necessidade de comer chocolate! :p é que... já comi metade do bolo... Sozinha! Amanhã, em vez de saltar 10min à corda, salto 30min! eheheh)



200g de açúcar
6 ovos
150g de manteiga
250g de chocolate de culinária
50g de farinha

Pese o açúcar e reserve.
Com a borboleta no copo, bata as claras em castelo - 6min/vel.3
A 20min do final, junte 3 c. do açúcar que reservou. Retire as claras e reserve.
Pré-aqueça o forno nos 200º.
Sem a borboleta, coloque os ovos, o açúcar e a manteiga - 5min/70º/vel.4
Junte o chocolate partido em pedaços e quando amolecer misture 20seg/vel.5
Adicione a farinha - 10seg/vel.5
Coloque a borboleta e as claras em castelo e envolva uns segundos na velocidade 21/2.
Deite a massa numa forma de abrir, untada e leve ao forno por 10 minutos.

Obs.: Como a minha forma é dos chinocas e deixa fugir a massa, forrei com papel vegetal, mas não posso tirar o bolo do papel senão estrampalha-se!
No final dos 10 minutos, reparei que o bolo estava muito mole e por dentro ainda estava muito líquido, então deixei estar a cozer por mais uns 5 minutos. Já me apercebi em várias receitas de bolos, que o tempo de cozedura difere muito de forno para forno. 

Sem comentários:

Enviar um comentário